Jacó morou com seu tio Labão por 20 anos, e neste período, continuou trapaceando. Mas, a presença constante do anjo do Senhor em seus sonhos, fez Jacó mudar sua postura e começar a agir de forma correta. Jacó resolve voltar para sua terra.
Jacó viajava com toda sua família, e passaram pelo rio Jaboque, mas Jacó acabou ficando sozinho e encontrou um homem com aparência de anjo.
Jacó lutou com ele até o amanhecer. Jacó não queria desistir por nada, até que foi tocado em sua coxa e ela se deslocou. Mesmo assim Jacó continuou a lutar, e disse que só deixaria o anjo ir , se ele o abençoasse. O anjo disse: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel, porque foste forte contra Deus e contra os homens, e você prevaleceu".
Jacó não era mais o trapaceiro, ele buscou mudar o seu caráter, e uma mudança de espírito que só é encontrada quando você busca o Senhor Deus. O Senhor fez uma promessa a Abraão, e esta promessa está ligada a Jacó, pois o Senhor quer manter sua palavra, e Ele não pode deixar que alguém o represente sendo trapaceiro e mentiroso. A mudança de nome Jacó, foi o batismo dele.