O cristão não está imune às provações e tribulações da vida. Talvez você pense assim: “Por que um Deus bom e amoroso me permitiria passar por dificuldades?”. “Se Deus me amasse, Ele não permitiria isso”. “Se Deus me ama, Ele vai fazer que minha vida seja fácil e confortável”.
Mas, não é assim que funciona. A Bíblia ensina que Deus ama Seus filhos e que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam” (Romanos 8:28). Isso significa que as provações e tribulações que Deus permite em sua vida faz parte das coisas que contribuem para o seu bem.
O propósito final de Deus é que você seja transformado cada vez mais à imagem de Jesus (Romanos 8:29). Este é o objetivo do cristão, e tudo na vida, incluindo provações e tribulações, é para nos permitir alcançar esse objetivo.
Como as provações conseguem isso é explicado em 1 Pedro 1:6-7: “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação; Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.”
¹³ E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.
¹⁴ O que vocês pedirem em meu nome, eu farei”.
Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.
A perseverança prova a sua fé. “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Provações e tribulações vêm com um propósito e uma recompensa. Em Tiago 1:2-4 está escrito: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.
No entanto, tenha cuidado para que as “tribulações” da sua vida, não sejam resultado de algum mal que você causou. “Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios.” (1 Pedro 4:15). Deus perdoará os nossos pecados porque o castigo eterno já foi pago por Jesus na Cruz. Mesmo assim, ainda respondemos pelos nossos pecados e decisões erradas. Mas Deus usa esses sofrimentos para nos moldar e guiar conforme os Seus propósitos.
Em 1 Coríntios 15:57 está escrito: “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. Você está em uma batalha espiritual, mas saiba que Satanás não tem autoridade sobre o crente em Cristo. Deus nos deu Sua Palavra para nos guiar, Seu Espírito Santo para nos fortalecer, e o privilégio de recorrer a Ele em qualquer lugar e a qualquer hora.
Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.
Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.
Estes são apenas alguns trechos extraídos da Bíblia. A Bíblia é um livro que traz lições úteis para a vida pessoal, profissional e emocional.
Leia a Bíblia diariamente. Nela você vai encontrar poder, sabedoria e orientação para a vida diária e para buscar sua felicidade.
10/08/2023